• Evento SIG novembro
  • Carrinhos de supermercado (evento)
  • Mercado (evento)
  • Banner terra
  • Banner brócolis
  • Covid-19 (icon)

Pesquisas & Projetos

Em 05/11/19 19:51 Atualizada em 27/02/21 11:23

 

CNPq

 

 

Saberes, práticas e soberania alimentar da cultura regional do Centro-Oeste do Brasil

Mapeamento do patrimônio alimentar, dos sistemas agroecológicos de produção no Cerrado e análise das condições de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) entre pequenos produtores das populações rurais dos municípios de Goiás e Pirenópolis (Estado de Goiás - Brasil) – CNPq.

Está em vigência, foram feitos levantamentos bibliográficos e exploratórios sobre a produção de pequenos produtores.

Com o encaminhamento de pesquisa foram agregados mais seis municípios que juntos compõem o projeto político do Ministério do Turismo de Goiás para a implementação do projeto Caminhos de Cora Coralina, como atrativo turístico que busca oferecer ao turista experiências tradicionais da cultura goiana.

 

 

CNPq

 

 

Consumo e cidades: o acesso ao alimento considerado saudável no contexto urbano: Brasília, Goiânia, São Paulo.

Este é o projeto universal do Grupo de Estudos, compreendido como o projeto guarda-chuva, em que orientandas e orientandos conseguem compartilhar suas próprias experiências de pesquisa.

São trabalhos etnográficos realizados em diferentes estabelecimentos e contextos, sempre atrelados ao contexto urbano e ao acesso do alimento considerado saudável.

Problematiza as categorias de alimento saudável e de comida de rua.

Os estabelecimentos já pesquisados foram mercados municipais de Goiânia e São Paulo, feiras livres de Goiânia, Brasília e São Paulo, restaurantes, bares e shoppings, trailers, barracas, food trucks e outras formas de oferta da chamada comida de rua.

 

 

MCTIC

 

 

Centro Regional: Centro de Ciência e Tecnologia em Soberania e Segurança Alimentar da Região Centro-Oeste.

Projeto mais global, no sentido de que nos relacionamos com outras instituições e núcleos de pesquisa por todas as regiões do Brasil e com observatórios de alimentação internacionais, como por exemplo o Odela Observatório de la Alimentacion de Barcelona, Espanha.

O primeiro passo é construir uma plataforma digital, os chamados SIGs em que temos o compromisso de inserir diferentes materiais (textos, vídeos, fotografias, minicursos, palestras etc.) relacionadas às práticas alimentares do Centro-Oeste sobre Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN).

Dentre as tarefas que nos cabem precisamos organizar um grupo temático em uma plataforma chamada NUTRISSAN, na qual é possível vincular uma série de recursos. Ë um centro de apoio à região centro-oeste, mas não só, para articulação das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão em soberania alimentar, segurança alimentar e nutricional (SSAN) e cultura alimentar, tendo como ferramenta a plataforma virtual NutriSSAN. A vocação deste centro está voltada para a discussão sobre Espaço e Cultura na relação com a SSAN.

 

 

SEDUCE

 

 

Saberes, práticas e soberania alimentar da cultura regional do Centro-Oeste do Brasil.

Esta pesquisa se propõe a realizar o mapeamento do patrimônio alimentar, dos sistemas agroecológicos de produção no Cerrado e analisar os principais produtos e sua circulação, bem como memórias e eventuais reconhecimentos patrimoniais. A princípio foram selecionados os municípios de Goiás, Luziânia, Bela Vista e Pirenópolis (Estado de Goiás - Brasil) para dar início ao trabalho de campo, embora possam surgir alterações ao longo do mesmo em função dos resultados preliminares.

Entre as diversas atividades propostas no projeto temos como meta realizar cursos de conscientização do patrimônio alimentar e eventualmente Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) específicos para os produtores de alimentos tradicionais desta região, produzir vídeos, fotos de diferentes práticas culturais, como por exemplo, confecção de pratos e receitas típicas da região.